Nesta nova postagem da série de entrevistas que fizemos com pessoas que impactaram em nossa história, a IMBR Agro entrevistou o Vitor Mondo (VM), Head de Transferência de Tecnologias na Embrapa.
Vitor é Eng. Agrônomo e Doutor pela ESALQ/USP, e há 10 anos atua com inovação, tecnologia e empreendedorismo para o agro na Embrapa. Vitor ainda foi mentor da IMBR Agro durante o programa PIPE Empreendedor, durante o 1º semestre de 2021.
A entrevista foi conduzida por Hernan Angulo (HA), um dos founders da IMBR Agro.
HA: Vitor, em primeiro lugar, em nome da IMBR Agro, agradecemos a sua disponibilidade para fazer essa entrevista. Em quase toda sua experiência profissional você esteve em contato com tecnologia e inovação para o agro, principalmente quando começou a atuar dentro da Embrapa. A minha primeira pergunta é justamente sobre isso: o que te fez ficar interessado pela inovação no agro? Além disso, dentro da sua atuação, quais serão os desafios que você enxerga para sua atuação na Embrapa para os próximos anos? Por exemplo, seja na construção de novas tecnologias, ou até em levar essas tecnologias ao produtor rural.
VM: A motivação para se conectar com o tema inovação está em estar mais próximo de problemas reais e ser uma grande conector entre as demandas do Agro e a plataforma de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa. Nossa atuação é direcionada para impacto e acho que o desafio está aí, como auxiliar para que soluções sejam geradas, alinhadas as demandas e em condições facilitadas para que a adoção de soluções digitais realmente ocorra.
HA: Pensando agora em termos do mercado financeiro que atende ao agronegócio, Vitor, nós sabemos que existe um grande potencial a ser explorado para conseguirmos atender todas as necessidades de financiamento, linhas de crédito e seguro de que o setor como um todo demanda, bem como existem muitos desafios e problemas para serem solucionados para viabilizar essas operações.
Como você vê o papel das FinTechs, AgTechs e até das AgFinTechs nesse processo de inovação no agro? Qual é o principal desafio que você enxerga para startups que querem atuar nesse nicho do agro?
VM: Um dos grandes papéis é inovar em soluções tecnológicas e modelos de negócio que permitam uma gestão de risco eficiente e que com isso possam permitir a cada dia o acesso a crédito e seguro em condições ainda mais abundantes e de custos reduzido.
HA: Vitor, nós tivemos a oportunidade de ter um contato próximo durante o PIPE Empreendedor e você pôde conhecer o trabalho que desenvolvemos aqui na IMBR Agro, Pensando na nossa solução, utilizando Big Data para analisar e gerir os riscos sistêmicos da agricultura com o tratamento de dados agrometeorológicos e mercadológicos, e nas outras tecnologias que você pôde conhecer e entrar em contato, como você enxerga o impacto dessas inovações para auxiliar o financiamento da atividade rural?
VM: A conexão de dados meteorológicos e mercadológicos e uma ferramenta poderosa. Aplicar ferramentas de análise de dados permite passar a compreender melhor os riscos e consequentemente a tomada de decisão consciente e mais assertiva.
HA: E por último, Vitor, você vem atuando como mentor em diferentes programas de aceleração e mentoria para startups e já teve a oportunidade de entrar em contato com diferentes tecnologias e empresas. Quais são os desafios comuns que você enxerga para startups que estão tentando empreender nas diferentes esferas do agronegócio? Qual é o principal conselho que você tenta sempre trazer para as empresas que você atua como mentor?
VM: O que sempre busco reforçar é para terem pleno conhecimento do problema que buscam solucionar, conhecer a fundo quem tem esse problema e ter clareza de que valores consegue levar para esse cliente. Pés no chão e muito trabalho constante!
Para conhecer um pouco mais do trabalho do Vitor Mondo, você pode encontrá-lo no LinkedIn!
Não deixe de ficar atento às novidades da IMBR Agro. Assine nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais!